Notícias

Yellow, Uber... O mundo pertence à tecnologia de compartilhamento

Quem vive em algumas das maiores cidades do Brasil já deve ter encontrado bicicletas amarelas estacionadas

Quem vive em algumas das maiores cidades do Brasil já deve ter encontrado bicicletas amarelas estacionadas em diversos pontos. E basta chegar com o celular, usar o aplicativo e liberar a bike para pedalar por aí. Estas bikes da Yellow - que também oferece patinetes - são exemplos de como a tecnologia de compartilhamento já faz parte da nossa vida.

E o negócio não pára por aí! Temos exemplos de aplicativos para compartilhar espaços imobiliários (Airbnb), carros (Uber, 99, etc) e por aí vai!

O mundo está compartilhando - tanto que a Ewave do Brasil, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, recebe projetos e incuba diversas startups o tempo todo. Ivan Panicio, Diretor Comercial Nacional de Alocação da Ewave do Brasil lembra que na época do Atari, quando um jogador aprendia uma jogada especial - a chamada 'manha' - ele escondia esta manobra somente para ele. Era um trunfo! Hoje, quando um menino consegue aprender uma jogada diferente em qualquer game, a primeira coisa que ele faz é gravar um vídeo mostrando como se faz e postando no Youtube:

“O conhecimento não fica contigo muito tempo. Ou você compartilha este conhecimento e pega os louros pela descoberta ou outra pessoa vai aprender, vai compartilhar e sair na sua frente" explica Ivan!

A velocidade do conhecimento é tamanha que em pouco tempo a descoberta será superada, por isso, é fundamental compartilhar da melhor maneira possível. Para o especialista da Ewave, essa filosofia está cada vez mais presente com transporte compartilhado, entrega de comida, moradias - até mesmo pela consciência da economia: quando compartilhamos estamos fazemos o bem e o outro também ganha com a atitude. E, é aí que está a grande sacada!

Inteligência Artificial veio para ficar
Todo o processo desses projetos envolve muita pesquisa até chegar em um modelo de e-commerce satisfatório - e o processo requer tecnologia até mesmo para mapear as atividades e garantir a segurança dos dados enviados e recebidos. Somente o uso da tecnologia avançada já seria suficiente, mas estamos vivendo uma era de inteligência artificial que melhora ainda mais o universo da conectividade e compartilhamento de serviços:

"A Inteligência Artificial consegue mapear o comportamento e o perfil do usuário. Um bom exemplo é o Skiper, um software de marketing de anúncios desenvolvido apenas para aplicativos. O diferencial é que a ferramenta só anuncia para usuários que, além de baixar o app do cliente final, utiliza efetivamente algum serviço dele, é o que importa" exemplifica Ivan.

Tecnologia é imprescindível para os negócios
Não há como frear a tendência do compartilhamento que traz um melhor custo aos negócios com ganho da recorrência na escala e não mais na unidade vendida. Panício explica que se pensar em ganhar muito com poucas vendas atualmente, o negócio já começa errado. A grande sacada é fazer bem para muitas gente ao mesmo tempo com tecnologia, garantindo o sucesso do cliente:

"Trazer resultados para muita gente e ganhar pouco com cada usuário, porém com altos lucros no montante final. Esta é a tendência" complementa Ivan.

Sobre a Ewave

A Ewave do Brasil, parte do grupo israelense Ewave, atua no mercado brasileiro desde 2006 sendo um dos principais fornecedores de serviços de soluções de tecnologia do país em desenvolvimento e integração de sistemas, serviços de hunting e alocação de profissionais de TI. A Ewave trabalha em parceria com os principais fornecedores mundiais de plataformas tecnológicas como IBM, Microsoft, Oracle, EMC e VMware além de ser premium partner da IBM, atestando a excelência na entrega de serviços e tecnologias IBM. "