Notícias

Demonstrações contábeis facilitam verificação de dados das empresas

Diretor da Itamaraty Contabilidade & Auditoria fala sobre a importância dos documentos

Autor: Beatriz LonghiniFonte: A Autora

Os resultados das informações prestadas por uma empresa aos órgãos responsáveis são chamados de demonstrações contábeis. Elas seguem os princípios e normas previstas na categoria em que a empresa se enquadra e auxiliam na análise de dados dos planejamentos e tomadas de decisões.

Por meio das demonstrações contábeis é possível projetar ações para o futuro, garantindo maior assertividade nos resultados. Desta forma, a Itamaraty Contabilidade & Auditoria, empresa especializada em serviços contábeis e fiscais voltados à empresas e pessoas físicas, enumera as principais demonstrações contábeis com maior valor para a Contabilidade. São elas:

- Balanço Patrimonial;

- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

- Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);

- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

- Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);

- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

- Demonstração dos Valor Adicionado (DVA).

“Esses documentos são de extrema importância para o perfeito funcionamento de uma empresa, contudo, não há um prazo específico para que eles fiquem guardados. Nossa orientação é para que os demonstrativos sejam bem preservados para que não haja problemas futuros, caso um órgão os solicite”, lembra Marcus Vinícius Apóstolo, diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Atualmente, os registros das operações contábeis são necessários no momento da entrega de algumas obrigações acessórias, como a Escrituração Contábil Digital (ECD) que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). “Isso é válido para empresas tributadas pelo Lucro Real e pelo Lucro Presumido. Elas devem apresentar ainda o balanço patrimonial, a demonstração do Resultado do Exercício, a demonstração das Mutações do Patrimôno Líquido e a demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, além das notas explicativas”, aponta Marcus Vinícius.

De acordo com o especialista, tão importante quanto ter a posse das demonstrações contábeis é ter conhecimento para fazer a leitura e a interpretação dos dados apresentados para que sejam úteis na construção dos planejamentos e estruturação das novas etapas da empresa. “Caso o empresário não tenha a prática necessária para extrair as melhores informações das demonstrações, orientamos para que procure o acompanhamento de um profissional contábil, assim poderá potencializar a capacidade de percepção das análises dos dados apresentados nos demonstrativos”, explica o diretor-adjunto da Itamaraty Contabilidade & Auditoria.

Sobre a Itamaraty Contabilidade & Auditoria

A Itamaraty Contabilidade & Auditoria é uma das principais referências em contabilidade da região de São José do Rio Preto (SP), desde 1981. Possui uma equipe formada por 90 colaboradores que atendem mais de 400 clientes e expertise em diversos setores de negócios, como factoring, comércio, confecção, indústria e agronegócios. Entre os principais serviços prestados estão gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoas, consultoria e assessoria em abertura de empresas, além de atendimento a pessoas físicas em serviços como declaração do Imposto de Renda e elaboração de folha de pagamento de empregados domésticos. Desde 2014, a empresa possui um projeto de capacitação chamado Itamaraty Educativa, uma escola de cursos técnicos nas áreas contábil, departamento pessoal e fiscal que forma profissionais em toda a região.