Notícias

A febre das plataformas de ensino online e por que podem ser uma ótima escolha para seu negócio

Ensino online tem crescido nos últimos anos, em decorrência de fácil acessibilidade e rotina mais corrida das pessoas, se tornando mercado lucrativo em ascensão

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

As plataformas de ensino online têm crescido ao longo dos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos. Com a ampla utilização de computadores desktop e outros aparelhos portáteis com acesso à internet, como notebooks, smartphones e tablets, os conteúdos de aprendizado digital estão cada vez mais acessíveis. Com a pandemia do novo coronavírus, o aumento do uso dessas plataformas foi ainda maior, por conta do distanciamento social que fechou salas de aula e também pela alta procura de atividades para serem realizadas em casa no tempo livre. Esse cenário foi favorável ao desenvolvimento desse tipo de serviço, que pode ser uma solução para alguns tipos de negócios.

Além da maior procura por consequência das novas tecnologias, o sucesso dessa modalidade se deve também pelas pessoas estarem cada vez mais ocupadas. Apesar da reabertura das salas de aula nos últimos meses, as pessoas têm, cada vez mais, menos tempo para se locomover em um horário fixo para aulas presenciais, por conta das longas jornadas de trabalho, demora do trânsito ou transporte público e por precisarem se dedicar às tarefas de casa no dia a dia.

A facilidade gerada pelo ensino a distância (EaD), que está disponível para ser realizado a qualquer momento nos dispositivos de preferência, torna a atividade mais confortável e ideal para aqueles que dispõem de pouco tempo disponível. Dessa forma, as plataformas são capazes de absorver a demanda gerada por pessoas que desejam se profissionalizar em determinados assuntos ou têm como hobby a procura por algumas temáticas, sem precisar sair de casa.

Existem variados temas e propostas para os cursos online. As universidades utilizam essa modalidade para oferecer conteúdos adicionais aos seus cursos presenciais, assim como oferecem modalidades de ensino totalmente à distância, com videoaulas, fóruns de discussão, materiais digitalizados e muitas outras características e funcionalidades que vão variar de curso para curso, com a vantagem de possuir reconhecimento do MEC.

Outros tipos de cursos populares são os profissionalizantes, que se encarregam de explicar conteúdos específicos de variadas áreas, como negócios, finanças, marketing, programação, design, entre outras. Esses cursos podem ser criados por profissionais da área que desejam passar adiante o conhecimento que adquiriram durante os anos em atividade no mercado de trabalho. Eles são a escolha de muitos que desejam enriquecer o currículo para procurar melhores vagas de emprego, mostrando conhecimento em áreas pertinentes à sua profissão.

Existem inúmeras plataformas que funcionam como agregadoras de cursos criados por terceiros. Dessa forma, profissionais podem escolher os sites que fornecem as melhores vantagens para disponibilizar os cursos que desenvolvem, com o benefício de cuidar apenas do conteúdo programático do curso, enquanto a plataforma se encarrega do servidor e das funções do site.


As atividades para educação infantil são uma possibilidade de inovação na área. A maioria dos serviços disponíveis é feita para os adultos, mas, nos dias de hoje, as crianças também passam muito tempo na internet acessando vídeos e redes sociais. Pode ser produtivo desenvolver programas socioeducativos, para que os pais comprem para os pequenos para entretê-los nas horas vagas e ensiná-los coisas novas.