Notícias

Cresce inadimplência com cheques no mês de março

Na comparação de março de 2013 com março de 2012, no entanto, houve uma queda de 13,70%

A pesquisa sobre liquidação de cheques feita mensalmente pela TeleCheque indica que o nível de inadimplência dos brasileiros apresentou alta em março, com relação ao mês anterior: o índice foi de 3,15% do total dos cheques transacionados, enquanto em fevereiro esse valor foi de 2,63% do total.

Na comparação de março de 2013 com março de 2012, no entanto, houve uma queda de 13,70% na inadimplência, já que o indicador de um ano atrás foi de 3.65%. Entre as causas nos atrasos da liquidação, a que mais se destaca é a falta de fundos, com 76,19% do total em cheques não liquidados em março. As outras causas foram as seguintes: cheques sustados, 8.89%; roubados/furtados, 3,81%; fraudados, 1,59%; e outros motivos, 9,52%.

No ranking por regiões, o maior índice de inadimplência de março foi o do Nordeste, que atingiu 4,43%. Em segundo lugar ficou a região Norte, com 4,21%, seguida pelo Centro-Oeste (3,12%), Sudeste (2,87%) e Sul (2,39%).

Sobre a Pesquisa TeleCheque® - A pesquisa é feita com base nos valores das transações em Reais, monitoradas pela TeleCheque® nos segmentos de alimentação, automotivos, calçados, combustíveis, educação, eletroeletrônicos, joalheria e bijouterias, magazines e lojas de departamentos, máquinas e peças, material de construção, móveis, decoração e artigos para o lar, produtos diversos, saúde, serviços diversos, turismo, entretenimento e vestuário. Essas transações se originam de aproximadamente 10 mil pontos de venda distribuídos em 890 municípios do País; os estados onde a TeleCheque não opera são: Acre, Rondônia, Amapá e Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.