Por diversas vezes recebi para auxiliar no processo de coaching, líderes preocupados em equilibrar sua disponibilidade de tempo entre as diversas tarefas, principalmente aquelas ligadas ao gerenciamento da equipe. Inevitavelmente o líder tende a utilizar a grande maioria do seu tempo de gestão de pessoas para administrar aqueles colaboradores mais difíceis ou insatisfeitos que em um ou outro momento, solicitam demasiadamente do tempo e atenção.
Pior cenário ocorre quando o líder recebe o feedback da equipe, sinalizando que precisa dar mais atenção para os demais colaboradores que silenciosamente entregam os resultados ... É um paradigma difícil de administrar: Dar atenção aqueles agentes que tem dificuldade na entrega plena de seus resultados e que são a absoluta minoria em detrimento dos demais colaboradores.
Como fugir desta armadilha?
Embora a resposta seja tecnicamente simples, na prática o desafio é um trabalho Hercúleo. A redistribuição do tempo equitativamente para toda a equipe torna-se uma utopia. Afinal, ninguém gosta de ser taxado de um líder parcial.
A simples menção de que o líder precisa preparar-se melhor para atender as demandas do cliente, do colaborador e do acionista, causa dores no estômago. Entre um antiácido e outro, a resposta passa invariavelmente por reconhecer que o problema é real, existe, está na sua porta e não há como desviar sem abrir mão de seus resultados.
As leis trabalhistas são claramente pró-colaborador e basta um simples acusação, seja ela verdadeira ou não, real ou imaginária, para que você e a empresa tenham que explicarem-se perante a justiça do trabalho e lá se vão mais tempo e recursos para administrar colaboradores insatisfeitos.
Mas afinal, o que Hércules, Utopia e antiácidos tem em comum com o gestor de equipes moderno?
A pergunta a ser respondida é: Como criar os mecanismos para que o líder possa assumir verdadeiramente o controle da equipe?
Toda equipe em maior ou menor grau, possui um colaborador complicado ou que se torna momentaneamente difícil de enquadrar. Sim, por vezes alguns colaboradores esquecem-se de que foram recrutados espontaneamente e aceitaram as condições de trabalho oferecidas. Com isto não estou afirmando que as pessoas devem se submeter a condições irracionais, mas presenciei inúmeros casos onde um ambiente saudável criou pessoas insatisfeitas... insatisfeitas provavelmente com condição social, com expectativas mal administradas ou com a falta estrutura socioeconômica para se auto desenvolver.
Como a pauta hoje é “equilibrar o tempo”, nossa sugestões é que você tenha consciência de suas necessidades, estabeleça metas de desempenho para você e para sua equipe e construa um ambiente de trabalho que privilegie a eficiência.
Um dos erros mais comuns é estabelecer um ambiente de cobranças que leve em consideração a parcialidade nas decisões. Um colaborador que sempre atingiu seus resultados com eficiência no passado pode tornar-se um “colaborador problema” e o inverso também é verdadeiro. Portanto, os critérios de avaliação que te fazem tomar decisões, precisam ser claros, objetivos, devem ter foco nos resultados do último período e principalmente devem resistir a qualquer tipo de questionamento.
Eu não creio em regras fixas ou fórmulas mágicas... mas creio que há boas dicas para o sucesso.
Mas, pense bem:
- Toda equipe possui um colaborador complicado ou que torna-se momentaneamente difícil.
- O líder tende a utilizar a grande maioria do seu tempo na gestão desta minoria, em detrimento da grande maioria de colaboradores que entregam o resultado esperado;
- Um líder deve entender e preparar-se para equilibrar a satisfazer das necessidades e demandas dos clientes, do colaborador e do acionista;
- Não se comprometa em simplesmente redistribuir seu tempo. Isto é uma Utopia;
- Ambientes profissionalmente saudáveis podem produzir colaboradores insatisfeitos. Tudo está relacionado a expectativa de cada um.
- Não cometa o erro de cultivar um ambiente de cobranças parcial ou com privilégios;
- Tenha consciência de suas necessidades, estabeleça metas de desempenho para você e para sua equipe. Avalie sua equipe por estas premissas!
- Construa um ambiente de trabalho que privilegie a eficiência.
- Crie critérios de avaliação claros, objetivos, com foco nos resultados do período e que resistam a qualquer tipo de questionamento.
Cuide então de aprimorar suas habilidades de feedback.
Um grande abraço!