Existem alguns escritórios em que os funcionários mais antigos bombardeiam os novatos com diversas perguntas. Geralmente, essas perguntas são inofensivas, mas o que fazer quando for uma questão inapropriada, ou que você prefere não responder? Confira algumas maneiras de contornar essa situação:
Antes de ficar apreensivo em responder, pense se realmente não é uma pergunta inofensiva e se a pessoa não possui qualquer outra intenção. Muitas vezes os outros só querem nos conhecer melhor para poder"puxar assunto", mas não sabem quais são os nossos limites. Portanto, caso seja uma pergunta do tipo “você é casado?”, não leve isso como inapropriado e responda a pergunta.
Caso seja uma pergunta que você realmente prefere não responder, utilize o humor como válvula de escape. Faça uma brincadeira envolvendo a suposta resposta, mas sem deixar claro que você está se esquivando da pergunta.
Mesmo que seja a mais inapropriada das perguntas, responda de forma educada. Diga que você prefere manter esse assunto privado e que gostaria que as pessoas não perguntassem mais sobre aquilo, mas que você está aberto para falar sobre outras coisas.
Às vezes a pergunta inapropriada vem de uma pessoa que não oferece muita opção além de responder. Se, por exemplo, o diretor da empresa em que você trabalha fizer uma pergunta indelicada, a melhor coisa que você deve fazer é responder, mas da forma mais simples e objetiva possível, para que não renda mais assunto.