É comum na maioria das equipes encontrarmos as chamadas “estrelas”. São pessoas que por carregarem certa bagagem de experiência e certas responsabilidades em suas funções se auto-intitulamos “Bam Bam Bans”, consideram-se insubstituíveis.
Aqueles que, por algum motivo, perdem a humildade e mantém-se com altos picos de confiança. Referindo-se a equipe sempre na primeira pessoa acabam com a harmonia do ambiente e podem corromper o clima organizacional, além de serem capazes de prejudicar os colegas na conquista de parceiros e clientes para a corporação.
E o que é muito pior:a presunção pode comprometer para sempre a carreira daqueles que são “donos da razão”.
O critério de suas ações é aproveitar-se dos mais fracos e bajulam os mais fortes.
As pessoas nesta condição perdem os sentido da razão,e suas emoções são facilmente dominadas pelo medo e pela covardia.
Além disso, não conseguem encontrar soluções nem esperanças e resignam-se diante das controvérsias do dia a dia
É caracterizado pela obsessão de realizar os desejos e pela incapacidade de satisfazê-los.
Neste estágio as pessoas são completamente controladas e dominadas por seus desejos insaciáveis e por terríveis insatisfações, são infelizes e impedidas de se desenvolverem e prosperarem.
Pessoas presunçosas e prepotentes têm poucas chances de obter sucesso dentro das organizações, pois,a o acharem que estão sempre certas, acabam colecionando conflitos nos ambientes em que frequentam.
Conheça as principais características de indivíduos que envenenam o ambiente e saiba como combatê- lós:
A identificação da arrogância presente em pessoas ou profissionais espalhados nas mais diversas organizações é relativamente fácil. A grande dificuldade é saber lidar com essa realidade diariamente.
Quando são identificadas falhas no processo que podem comprometer um projeto,ele é o primeiro a se eximir da responsabilidade e sempre acha um culpado para assumiras responsabilidades.
Nunca descem do salto, nunca valoriza o bom trabalho do companheiro,nunca elogia ou enaltecem o trabalho do outro. Sempre encontram defeitos ou desmerecem as conquistas dos outros.
Não admitem o próprio erro, apenas argumentam e justificam suas próprias posições;
Quando“reconhecem”um erro(o que é muito raro), justificam-no mentindo ou omitindo detalhes;
Não são capazes de agradecer favores recebidos e consideram ser obrigação do outro os ajudar.
Como lidar com pessoas ou profissionais com este perfil?
Em qualquer relação em que é evidente o conflito seja ela pessoal ou profissional, o primeiro meio a sera adotado sempre será o dialogo.
Esse por sua vez é um artifício extremamente importante.
Em qualquer relação humana é impossível haver entendimento se desconhecermos as causas as quais anteceder o conflito.
Por mais fácil que seja a substituição do individuo o líder nunca deve descartá-lo antes de saber o que se passou para que ele se comportasse desta maneira.
Uma dica importante:
É necessário que o comandado saiba que existe a figura de alguém que preza pelo o bom relacionamento da sua equipe,saiba expor suas idéias e opiniões de maneira que eles se sinta integrado ao projeto,mas que veja a necessidade do outro para executar um bom trabalho.
Conversando e mostrando seu caráter,os colegas vão saber que você tem personalidade.
Não adianta fazer exposições publicas ou dar lições de moral pois aquele que envenena o grupo só vai saber que a prepotência não leva a lugar nenhum quando perceber que,de fato,está errado.
Se o funcionário de difícil relacionamento não mudar em nenhuma hipótese, é hora de procurar um profissional especializado em comportamento humano no trabalho.